FANDOM


Cambriana é uma banda de pop psicodélico de Goiânia, GO, inspirada por artistas como Brian Eno, The Kinks, Grizzly Bear, Neil Young e Radiohead, entre outros.

ESTREIA

Luis Calil (vocalista), novato no meio musical, iniciou o processo de criação do álbum de estreia da banda, House of Tolerance, no fim de 2010, com ajuda via internet de um amigo de Brasília, Wanderson Meireles, nas composições, e apoio de Rafael Morihisa e Israel Santiago (guitarristas) nas gravações.

Um ano depois, o álbum - gravado, produzido e mixado pela própria banda, sem qualquer ajuda externa - foi disponibilizado gratuitamente na internet, no dia 27 de Janeiro de 2012. Ele se espalhou rapidamente pelas redes sociais, e foi elogiado por praticamente todos os sites de música alternativa do Brasil (como RockInPress, Rock ‘n’ Beats, Meio Desligado, Miojo Indie, entre outros).

Segundo o site Move That Jukebox, "vem de Goiânia um dos trabalhos mais promissores que o rock nacional deve vislumbrar em 2012. [...] Cambriana consegue, com competência absurda, se manter fiel a uma identidade muita própria. E o crédito vai para a gravação, produção e mixagem da própria banda, que levou quase todo o projeto de forma caseira e na raça. [...] Reserve 40 minutos do seu dia e tente não se maravilhar com faixas como a sombria “Safe Rock”, a vampireweekendiana “Big Fish” e a maravilhosa – e destaque descomparado do disco – "The Sad Facts"."

TURNÊ

Em poucos meses, a banda já contava com milhares de seguidores, dezenas de milhares de downloads, e centenas de milhares de acessos no YouTube. Convites de shows levaram o grupo a completar sua formação ao vivo com Pedro Falcão (baixo), Heloísa Cassimiro (bateria) e Wassily Brasil (teclado).

Ao longo de 2012 e 2013, a Cambriana se apresentou em várias cidades de Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Brasília e Mato Grosso. A banda também tocou em grandes festivais como o Vaca Amarela, em Goiânia (ao lado do Móveis Coloniais de Acaju e Black Drawing Chalk); o Canto da Primavera, em Pirenópolis (onde dividiu o palco com artistas como o Otto, Marcelo Jeneci e Criolo); o Goma, em Uberlâdia (junto com Gaby Amarantos e Metá Metá); e o Contato, em São Carlos (ao lado de Curumin e Lucas Santtana).

ALCANCE

Em Setembro, saiu o primeiro clipe da banda, para a música “The Sad Facts” (que rapidamente alcançou mais de 50 mil acessos). Sobre a canção, o site americano Beats Per Minute disse: "começa relativamente simples - uma batida e uns acordes menores de piano - mas logo encontra um ritmo agradável e, antes que você perceba - em meio a linhas de synth serpeantes, cordas sutilmente arranjadas e as melodias calorosas de Calil - ela invadiu sua cabeça."

Enquanto o álbum de estreia do grupo (e algumas faixas dele, como “The Sad Facts” e “Safe Rock”) aparecia nas principais listas de fim de ano dos melhores de 2012, incluindo a da revista Rolling Stone Brasil, a Cambriana finalizava Worker, um novo EP de 6 faixas, novamente produzido, gravado e mixado pela própria banda.

IntegrantesEditar

  • Luis Calil (vocal)
  • Heloísa Cassimiro (bateria)
  • Pedro Falcão (baixo, backing vocals)
  • Wassily Brasil (teclado)
  • Rafael Morihisa (guitarra)
  • Israel Santiago (guitarra, teclado, backing vocals)